A GESTÃO 2002

“A Fuvest deu o meu destino / Eu passei / Salve a tradição de luta e glória ‘XI de Agosto’ eu sempre perguntei…” Onde mais poderíamos ouvir esses versos parodiados do samba “O amanhã”? Só mesmo nas competições do pessoal da Atlética. Humor e garra é o que não falta para essa turma que também tem muita história para contar. “Os alunos gostam do esporte, mas pouco tempo depois o amor pela Atlética já é maior. E mesmo muitos que concluíram o curso ainda continuam participando”, conta a presidente de 2002, Mila Lopes Viana.
   

70 anos de História e conquistas - A Associação Atlética Acadêmica XI de Agosto completou, no dia XI de agosto de 2003, 70 anos. Sempre representativa, participou da fundação e da Constituição da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), ostentando a honra de ser sua sócia fundadora número um. Segundo a diretora da Associação dos Antigos Alunos, Andreia Mustafa, e entusiasta das atividades desenvolvidas pela Atlética, as competições das quais a Facvldade de Direito do Largo São Francisco participa contam com a presença de faculdades de todo o Brasil, principalmente do estado de São Paulo. “Tratam-se de campeonatos tradicionais, como os Jogos Jurídicos, que possuem uma edição estadual e uma nacional”.
 

Apenas para relembrar algumas das competições que fizeram ou ainda fazem parte do calendário da Associação Atlética Acadêmica XI de Agosto: Jogos Jurídicos Estaduais; InterUSP; Jogos Jurídicos Nacionais; Liga Jurídica Nacional; Masters Estaduais e Nacionais; Bacharel - Bacharéis; 33 de Agosto; Bichusp; Copa USP; Liga USP; Pauli-Onze; Med-Onze; Jusp; CUP. As competições internas: Interpanelas; Arcadas 3 on 3; Guarujá Open de Voleibol; Campeonato de Xadrez. Dentre as modalidades esportivas dos diversos campeonatos nos quais participa, pode-se citar: atletismo; basquete; futsal; futebol; handebol; natação; tênis de campo e de mesa; voleibol; softbol; xadrez; beisebol; judô; caratê e rugby.
 

Para se ter uma ideia da expressividade da São Francisco nas competições jurídicas universitárias, nas 26 edições dos Jogos Jurídicos Estaduais, até então, a Atlética XI de Agosto sagrou-se campeã em 19 delas. No âmbito nacional, a Atlética XI de Agosto conquistou nove dentre dez títulos disputados em competições jurídicas.
Fruto de um trabalho contínuo e de muito planejamento das Diretorias da Atlética, desde 1998, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco permanece invicta diante das demais faculdades de Direito do estado de São Paulo e do Brasil.
Importante ressaltar que as vitórias também se devem aos constantes treinamentos dos estudantes e formados do Largo, que ocorrem durante o ano inteiro (muitas vezes debaixo de chuva), e a presença vibrante dos demais franciscanos na torcida, em todas as competições.

 

A Torcida Nota XI, por sinal, merece destaque por sempre enaltecer a Faculdade e perpetuar suas tradições, cantando tanto novas músicas, como as trovas acadêmicas durante os jogos, o que, sem dúvida alguma, embala os atletas nos embates e intimida os adversários, principalmente pelo amor e orgulho que todos carregam por fazerem parte da Velha e sempre Nova Academia.
 

2003 Jogos e Comemorações - O ano de 2003 foi de grandes comemorações para a Atlética. A programação contou, no início do ano, com o treino inaugural de apresentações das modalidades de quadra para os calouros. A festa dos calouros foi realizada com o Centro Acadêmico. Em abril, houve a cervejada pré-Jogos Jurídicos e, no feriado de 1º de maio, ocorreu o maior dos jogos universitários, os Jogos Jurídicos Estaduais. Aos vencedores (e todos os alunos), a Festa da Macaca e a Feijuca da Vitória para comemorar    . No feriado de Corpus Christi, aconteceu o Interusp.
 

No segundo semestre, ocorreu uma grande festa de comemoração de 70 anos, o beach games - jogos que são disputados nas modalidades de areia -, a terceira edição do InterAnos, realizado desde 1997, que é uma disputa com o objetivo de integrar todos os alunos da Facvldade e os que já se formaram. Para encerrar o ano, o Troféu Arcadas, premiação dos melhores atletas e calouros do ano em cada modalidade e no geral. Também acontecem as participações em outras competições, como a Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE) e Liga das Atléticas Acadêmicas da USP.


Constantes Melhorias - A Atlética, juntamente com o C.A., administra o espaço destinado à prática esportiva, conhecida entre os alunos como Campo do XI (campo de gramado e quadras poliesportivas). Nos últimos anos, algumas melhorias foram implementadas. Segundo Felipe Legrazie Ezabella, tesoureiro na gestão de 1997 e presidenta na de 1998, “Nesse período fizemos muitas obras no Campo do XI, tanto de infraestrutura como administrativas. Foram construídas duas quadras novas, reforma de vestiários e da sede social (no prédio da Facvldade) também foram realizadas.
 

GAP e IBDD - Ex-membros da Atlética criaram, em 1997, o GAP - Grupo de Apoio à Presidência, Direito USP - com o intuito de contribuir com as futuras gestões da Atlética, dividindo a experiência adquirida e mantendo as relações de amizade entre si e com a entidade. O atual presidente é o próprio Felipe Legrazie Ezabella, Rodrigo Surcan dos Santos, vice-presidente da Atlética na Gestão 2000 e um dos membros do GAP confia que atualmente a entidade possui 23 integrantes, de diferentes gerações, propiciando maior integração entre o passado e presente da Atlética.
   

Segundo Luiz Felipe Santoro, também ex-diretor da Atlética, algumas pessoas ligadas à Atlética XI de Agosto fundaram e vem dirigindo o IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo - com grande brilhantismo. O presidente do IBDD, Luiz Roberto Martins Castro, e a grande maioria da diretoria executiva, Luiz Felipe Guimarães Santoro, Felipe Ezabella, Gustavo Vieira de Oliveira e Thomás Rossi tiveram ligação com a Atlética da faculdade, ocupando cargos (dois presidentes, um tesoureiro, dois diretores de modalidade) ou simplesmente jogando. “Hoje o IBDD é extremamente reconhecido como instrumento de desenvolvimento do Direito Desportivo brasileiro, sendo um ícone no fomento das discussões sobre o assunto”, disse Luiz Felipe Santoro.
   

O Conselho Consultivo da entidade é formado por figuras expoentes do mundo jurídico, como os presidentes da OAB nacional e da OAB paulista, Dr. Rubens Approbato Machado e Dr. Carlos Miguel Aidar, bem como por reconhecidos juristas desportivos, Dr. Álvaro Melo Filho, Dr. Valed Perry e Dr. Marcílio Krieger. O site do Instituto é um dos mais acessados da América Latina sobre Direito Desportivo (www.ibdd.com.br)
   

Dedicação, amor, conhecimento, técnica, amizade, organização, história e muito ânimo são, sem dúvida, as marcas das pessoas que participam e participaram da Atlética, entidade que, em 2003, aos 70 anos, estava mais jovem do que nunca.

A DIRETORIA 2002

"Atlética, amor e garra"

Mila Lopes Viana

PRESIDENTE

----

VICE-PRESIDENTE

----

1ª SECRETÁRIA

----

DIRETORA GERAL DE ESPORTES

----

TESOUREIRO

 

----

TESOUREIRA

----

2ª SECRETÁRIA

----

DIRETOR GERAL DE ESPORTES