A GESTÃO 2003
“A Fuvest deu o meu destino / Eu passei / Salve a tradição de luta e glória ‘XI de Agosto’ eu sempre perguntei…” Onde mais poderíamos ouvir esses versos parodiados do samba “O amanhã”? Só mesmo nas competições do pessoal da Atlética. Humor e garra é o que não falta para essa turma que também tem muita história para contar. “Os alunos gostam do esporte, mas pouco tempo depois o amor pela Atlética já é maior. E mesmo muitos que concluíram o curso ainda continuam participando”, conta a presidente de 2002, Mila Lopes Viana.
70 anos de História e conquistas - A Associação Atlética Acadêmica XI de Agosto completou, no dia XI de agosto de 2003, 70 anos. Sempre representativa, participou da fundação e da Constituição da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), ostentando a honra de ser sua sócia fundadora número um. Segundo a diretora da Associação dos Antigos Alunos, Andreia Mustafa, e entusiasta das atividades desenvolvidas pela Atlética, as competições das quais a Facvldade de Direito do Largo São Francisco participa contam com a presença de faculdades de todo o Brasil, principalmente do estado de São Paulo. “Tratam-se de campeonatos tradicionais, como os Jogos Jurídicos, que possuem uma edição estadual e uma nacional”.
Apenas para relembrar algumas das competições que fizeram ou ainda fazem parte do calendário da Associação Atlética Acadêmica XI de Agosto: Jogos Jurídicos Estaduais; InterUSP; Jogos Jurídicos Nacionais; Liga Jurídica Nacional; Masters Estaduais e Nacionais; Bacharel - Bacharéis; 33 de Agosto; Bichusp; Copa USP; Liga USP; Pauli-Onze; Med-Onze; Jusp; CUP. As competições internas: Interpanelas; Arcadas 3 on 3; Guarujá Open de Voleibol; Campeonato de Xadrez. Dentre as modalidades esportivas dos diversos campeonatos nos quais participa, pode-se citar: atletismo; basquete; futsal; futebol; handebol; natação; tênis de campo e de mesa; voleibol; softbol; xadrez; beisebol; judô; caratê e rugby.
Para se ter uma ideia da expressividade da São Francisco nas competições jurídicas universitárias, nas 26 edições dos Jogos Jurídicos Estaduais, até então, a Atlética XI de Agosto sagrou-se campeã em 19 delas. No âmbito nacional, a Atlética XI de Agosto conquistou nove dentre dez títulos disputados em competições jurídicas.
Fruto de um trabalho contínuo e de muito planejamento das Diretorias da Atlética, desde 1998, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco permanece invicta diante das demais faculdades de Direito do estado de São Paulo e do Brasil.
Importante ressaltar que as vitórias também se devem aos constantes treinamentos dos estudantes e formados do Largo, que ocorrem durante o ano inteiro (muitas vezes debaixo de chuva), e a presença vibrante dos demais franciscanos na torcida, em todas as competições.
A Torcida Nota XI, por sinal, merece destaque por sempre enaltecer a Faculdade e perpetuar suas tradições, cantando tanto novas músicas, como as trovas acadêmicas durante os jogos, o que, sem dúvida alguma, embala os atletas nos embates e intimida os adversários, principalmente pelo amor e orgulho que todos carregam por fazerem parte da Velha e sempre Nova Academia.
2003 Jogos e Comemorações - O ano de 2003 foi de grandes comemorações para a Atlética. A programação contou, no início do ano, com o treino inaugural de apresentações das modalidades de quadra para os calouros. A festa dos calouros foi realizada com o Centro Acadêmico. Em abril, houve a cervejada pré-Jogos Jurídicos e, no feriado de 1º de maio, ocorreu o maior dos jogos universitários, os Jogos Jurídicos Estaduais. Aos vencedores (e todos os alunos), a Festa da Macaca e a Feijuca da Vitória para comemorar . No feriado de Corpus Christi, aconteceu o Interusp.
No segundo semestre, ocorreu uma grande festa de comemoração de 70 anos, o beach games - jogos que são disputados nas modalidades de areia -, a terceira edição do InterAnos, realizado desde 1997, que é uma disputa com o objetivo de integrar todos os alunos da Facvldade e os que já se formaram. Para encerrar o ano, o Troféu Arcadas, premiação dos melhores atletas e calouros do ano em cada modalidade e no geral. Também acontecem as participações em outras competições, como a Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE) e Liga das Atléticas Acadêmicas da USP.
Constantes Melhorias - A Atlética, juntamente com o C.A., administra o espaço destinado à prática esportiva, conhecida entre os alunos como Campo do XI (campo de gramado e quadras poliesportivas). Nos últimos anos, algumas melhorias foram implementadas. Segundo Felipe Legrazie Ezabella, tesoureiro na gestão de 1997 e presidenta na de 1998, “Nesse período fizemos muitas obras no Campo do XI, tanto de infraestrutura como administrativas. Foram construídas duas quadras novas, reforma de vestiários e da sede social (no prédio da Facvldade) também foram realizadas.
GAP e IBDD - Ex-membros da Atlética criaram, em 1997, o GAP - Grupo de Apoio à Presidência, Direito USP - com o intuito de contribuir com as futuras gestões da Atlética, dividindo a experiência adquirida e mantendo as relações de amizade entre si e com a entidade. O atual presidente é o próprio Felipe Legrazie Ezabella, Rodrigo Surcan dos Santos, vice-presidente da Atlética na Gestão 2000 e um dos membros do GAP confia que atualmente a entidade possui 23 integrantes, de diferentes gerações, propiciando maior integração entre o passado e presente da Atlética.
Segundo Luiz Felipe Santoro, também ex-diretor da Atlética, algumas pessoas ligadas à Atlética XI de Agosto fundaram e vem dirigindo o IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo - com grande brilhantismo. O presidente do IBDD, Luiz Roberto Martins Castro, e a grande maioria da diretoria executiva, Luiz Felipe Guimarães Santoro, Felipe Ezabella, Gustavo Vieira de Oliveira e Thomás Rossi tiveram ligação com a Atlética da faculdade, ocupando cargos (dois presidentes, um tesoureiro, dois diretores de modalidade) ou simplesmente jogando. “Hoje o IBDD é extremamente reconhecido como instrumento de desenvolvimento do Direito Desportivo brasileiro, sendo um ícone no fomento das discussões sobre o assunto”, disse Luiz Felipe Santoro.
O Conselho Consultivo da entidade é formado por figuras expoentes do mundo jurídico, como os presidentes da OAB nacional e da OAB paulista, Dr. Rubens Approbato Machado e Dr. Carlos Miguel Aidar, bem como por reconhecidos juristas desportivos, Dr. Álvaro Melo Filho, Dr. Valed Perry e Dr. Marcílio Krieger. O site do Instituto é um dos mais acessados da América Latina sobre Direito Desportivo (www.ibdd.com.br)
Dedicação, amor, conhecimento, técnica, amizade, organização, história e muito ânimo são, sem dúvida, as marcas das pessoas que participam e participaram da Atlética, entidade que, em 2003, aos 70 anos, estava mais jovem do que nunca.
A DIRETORIA 2002
"Cigarro e Soneca"
Mila Lopes Viana
PRESIDENTE
Vinícius Zeppone Nakagomi
VICE-PRESIDENTE
Jair Cortez Montovani Filho
1ª SECRETÁRIA
Mariana Roncaglia Correia dos Santos
DIRETORA GERAL DE ESPORTES
Felipe Hakim Xavier de Aguiar
TESOUREIRO
Luciana Shizue Fujiki
TESOUREIRA
Rafael Dahne Strenger
2ª SECRETÁRIA
Fernando Pereira de Araújo
DIRETOR GERAL DE ESPORTES