• Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

ADOTE UMA MODALIDADE

De modo geral, o esporte se revela uma poderosa ferramenta, integrando o patrimônio cultural de um povo e contribuindo para transformações sociais. Sua importância – logo associada ao incremento da qualidade de vida dos indivíduos, à integração social e à geração de oportunidades – é especialmente renovada no âmbito universitário: a partir dele, impulsiona-se a sociabilidade, promove-se a inclusão e criam-se importantes laços de identificação do estudante com a faculdade, de pertencimento à instituição e tudo aquilo que gravita ao redor dela. 

Encarregada da promoção da experiência desportiva aos alunos, bem como da concretização dos benefícios supracitados no ambiente franciscano, e inserida em um novo contexto de desafios relativos à diversificação de suas fontes de sustento, a Associação Atlética Acadêmica XI de Agosto elencou como prioritário o desenvolvimento de ações voltadas ao fortalecimento dos subsídios oferecidos às modalidades, buscando, para tanto, recursos alternativos aos provenientes do Fundo do XI. Atuamos, assim, no sentido de proporcionar melhores condições de treino, reduzir os custos que recaem sobre os atletas franciscanos, manter a excelência que rendeu à São Francisco o Troféu Geral de 29 edições dos Jogos Jurídicos e trazer ainda mais competitividade para os times nos demais campeonatos que disputam. 

Movida por tais intenções, a entidade estruturou o Programa “Adote uma Modalidade” - A.A.A. XI de Agosto, um mecanismo de captação unificada de doações – únicas ou mensais – voltadas às equipes franciscanas. O doador identificará a equipe esportiva à qual sua doação se dirige, de forma a se respeitar o vínculo criado entre diferentes gerações de atletas e torcedores franciscanos com cada modalidade. Assim, as doações serão repassadas aos respectivos Diretores de Modalidade que, conscientes das maiores necessidades de cada equipe, realizarão a gestão dos recursos, tendo, então, maior fôlego financeiro e menor dependência da famigerada “caixinha”. 

Desse modo, a A.A.A. XI de Agosto acredita que o Programa “Adote uma Modalidade”, associado ao histórico de iniciativas de subsídio aos pacotes dos atletas hipossuficientes no InterUSP de 2018 e à estruturação do Fundo de Apoio à Permanência Estudantil - A.A.A. XI de Agosto, fortalece sua missão de proporcionar a mais completa experiência esportiva e social para o maior número de alunos franciscanos, a partir de fontes variadas de sustento que não onerem exclusivamente o Fundo do XI. Nessa oportunidade, buscamos o apoio do próprio corpo discente, bem como de antigos alunos e demais pessoas físicas e jurídicas, para o sustento de nossas modalidades, pontas finais de concretização da experiência esportiva franciscana e que tanto dependem de recursos para o custeio de suas atividades e a permanência de seus atletas. Consolida-se, portanto, um contexto universitário de mais oportunidades e perspectivas para a prática esportiva.