• Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

JOGOS UNIVERSITÁRIOS

E CAMPEONATOS

Mostrando que sempre podemos mais e que a Atlética XI de Agosto entra em quadra, pista, tatame ou piscina para dar tudo de si, nossas modalidades se dedicam todos os anos a alguns dos principais campeonatos universitários, destacando as cores da gloriosa em quatro principais competições, as quais exigem elevados níveis de competitividade e excelência esportiva.

 

Jogos Jurídicos Estaduais

Os Jogos Jurídicos Estaduais ("Jogos Jurídicos"), jogos universitários promovidos entre as principais faculdades de Direito de São Paulo, foram fundados em 1976 e sempre ocorrem em alguma cidade do interior do Estado. Atualmente, 10 faculdades paulistas de Direito participam dos Jogos Jurídicos, sendo que 7 compõem a Série Ouro (Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdades Metropolitanas Unidas, Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Faculdade de Campinas), e 3 compõem a Série Prata (Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Universidade Católica de Santos e Universidade São Judas Tadeu).

Realizado anualmente, o evento ocorre tradicionalmente em algum feriado do ano. Além dos jogos esportivos, o evento também apresenta espaços de integração entre as faculdades, como a “arena” e as baladas. No quesito social, também fazemos a diferença, tendo como objetivo manter nossa delegação unida. Com isto em mente, foi criado o chamado “Caminhão”. Este se instala próximo ao local dos principais jogos e garante uma festa, na qual os franciscanos torcem pelos seus times sem perder a diversão e a integração.

O público do campeonato é, em sua grande maioria, composto por jovens universitários, com idade média entre 18 a 24 anos. Cerca de 7.000 pessoas frequentam os Jogos Jurídicos, das quais mais de 1.000 são estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sendo essa a segunda maior delegação presente nos jogos. Além disso, a A.A.A. XI de Agosto é conhecida por ser a maior campeã dos Jogos Jurídicos, com 28 títulos conquistados entre as 43 edições realizadas.

 

InterUSP

O InterUSP é uma das principais competições do calendário esportivo franciscano, perdendo apenas para os Jogos Jurídicos. A competição é tradicionalmente realizada no feriado de Corpus Christi, com sede, também, em alguma cidade do interior paulista, mas as faculdades participantes são apenas da Universidade de São Paulo. Participam 8 Associações Atléticas Acadêmicas da USP (Direito, POLI, ESALQ, FEA, Farmácia, Medicina Pinheiros, Medicina Ribeirão e Odontologia). O nível competitivo é extremamente alto e a competição já possui 30 anos de história. A A.A.A. XI de Agosto vem, cada vez mais, conquistando seu espaço no InterUSP, tendo resultados promissores nas últimas edições, e sonhando com o dia em que poderemos ser campeões e levantar o tão disputado troféu. 

 

Novo Desporto Universitário (“NDU”)

O NDU foi fundado em 2010 por iniciativa privada e contou, em sua primeira edição, com a participação de 22 Associações Atléticas Acadêmicas, entre elas a representante do Direito USP. Atualmente, conta com equipes de 42 faculdades, em sua grande maioria da cidade de São Paulo. Com grande potencial de expansão, o campeonato é considerado uma das maiores competições universitárias do país e, definitivamente, uma das mais abrangentes do Estado. As modalidades oficiais são Basquete, Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Vôlei, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Xadrez e Rugby.

 

Liga Atlética Acadêmica da Universidade de São Paulo (“LAAUSP”)

A Liga Atlética Acadêmica da Universidade de São Paulo é constituída por 25 Associações Atléticas Acadêmicas da USP, tanto da capital como do interior, sendo a instância máxima de representação esportiva da USP. Atualmente, a LAAUSP organiza campeonatos internos entre as Atléticas, como o Bichusp, campeonato disputado entre calouras e calouros dos cursos integrantes da Liga; a Copa USP e os Jogos da Liga. Também possui suas seleções esportivas, as Seleções USP, que contam com os melhores atletas de cada faculdade, disputando, deste modo, torneios contra outras instituições de ensino, representando a USP.