SALA DE TROFÉUS DOS
JOGOS JURÍDICOS - SP
A Associação Atlética Acadêmica XI de Agosto (“A.A.A. XI de Agosto”), fundada em XI de agosto de 1933, é uma agremiação esportiva estudantil, responsável pela gestão do esporte e da integração discente na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Considerada uma das maiores e mais tradicionais do país, a entidade é fundadora da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), da Liga das Atléticas Acadêmicas da Universidade de São Paulo (LAAUSP) e do Novo Desporto Universitário (NDU), situando-se no bojo do esporte universitário brasileiro desde o início.
Os Jogos Jurídicos Estaduais de SP ("Jogos Jurídicos"), jogos universitários promovidos entre as principais faculdades de Direito de São Paulo, foram fundados em 1976. Atualmente, 8 faculdades paulistas de Direito participam dos Jogos Jurídicos, compondo apenas uma divisão série): Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdades Metropolitanas Unidas, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, e Universidade São Judas Tadeu.
Realizado anualmente, o evento ocorre tradicionalmente em algum feriado do ano. Além dos jogos esportivos, o evento também apresenta espaços de integração entre as faculdades, as baladas.
O público do campeonato é, em sua grande maioria, composto por jovens universitários, com idade média entre 18 a 24 anos. Cerca de 7.000 pessoas frequentam os Jogos Jurídicos, das quais mais de 1.000 são estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sendo essa a segunda maior delegação presente nos jogos. Além disso, a A.A.A. XI de Agosto é conhecida por ser a maior campeã dos Jogos Jurídicos, com 30 títulos conquistados entre as 47 edições realizadas.
Esse espaço é uma forma de tornar público a história da A.A.A. XI de Agosto como maior vencedora dos Jogos Jurídicos
HISTÓRICO
*Obs. Nos anos de 1997 e 2006, a A.A.A. XI de Agosto não foi campeã. Em 1997, a PUC-SP levou o título e em 2006, os jogos foram cancelados. De todo modo, são histórias que precisam ser contadas e registradas nesse espaço.