SALA DE TROFÉUS DOS
JOGOS JURÍDICOS - SP
A Associação Atlética Acadêmica XI de Agosto (“A.A.A. XI de Agosto”), fundada em XI de agosto de 1933, é uma agremiação esportiva estudantil, responsável pela gestão do esporte e da integração discente na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Considerada uma das maiores e mais tradicionais do país, a entidade é fundadora da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), da Liga das Atléticas Acadêmicas da Universidade de São Paulo (LAAUSP), do Novo Desporto Universitário (NDU), e dos Jogos Jurídicos Estaduais de São Paulo, situando-se no bojo do esporte universitário brasileiro desde o início.
Os Jogos Jurídicos Estaduais de SP ("Jogos Jurídicos"), jogos universitários promovidos entre as principais faculdades de Direito de São Paulo, foram fundados em 1976. Atualmente, 8 faculdades paulistas de Direito participam dos Jogos Jurídicos, compondo apenas uma série: Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdades Metropolitanas Unidas, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, e Universidade São Judas Tadeu. Destaca-se que, ao longo dos anos, outras faculdades também participaram dos jogos, como FACAMP, Unesp-Franca, FAAP, entre outras.
Realizado anualmente, o evento ocorre tradicionalmente em algum feriado do ano. O público do campeonato é, em sua grande maioria, composto por jovens universitários, com idade média entre 18 a 24 anos. Cerca de 7.000 pessoas frequentam os Jogos Jurídicos, das quais mais de 1.000 são estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sendo essa a segunda maior delegação presente nos jogos. Além disso, a A.A.A. XI de Agosto é conhecida por ser a maior campeã dos Jogos Jurídicos, com 30 títulos conquistados entre as 47 edições realizadas.
Esse espaço é uma forma de tornar público a história da A.A.A. XI de Agosto como maior vencedora dos Jogos Jurídicos