• Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

INICIATIVAS SOCIAIS

Consciente da mudança crescente no perfil sócio-econômico pela qual vem passando o corpo de alunos da São Francisco - iniciado com a adoção de cotas destinadas a estudantes de escolas públicas e PPI (pretos, pardos e indígenas) - a  A.A.A. XI de Agosto estabeleceu, como demanda prioritária em seus projetos, atender às demandas dos alunos que não conseguem arcar com os custos presentes no âmbito do esporte universitário e dos demais eventos que envolvam a convivência e a permanência na Faculdade. 

Além disso, acreditamos também que, para além do contexto universitário, o esporte é um fenômeno social e político capaz de influenciar o conjunto de transformações culturais de uma sociedade. Ele produz e reproduz a identidade cultural, contribuindo de forma decisiva nos processos de mudança social, formação educacional e consolidação dessa identidade. Nesse sentido, visando a ampliar nossa frente de atuação e expandir para outras esferas os benefícios que diariamente o esporte nos traz, desenvolvemos também um modelo de ação social com crianças em situação de vulnerabilidade.

Independente dos esforços necessários, a A.A.A. XI de Agosto sabe da responsabilidade que tem para garantir a inclusão. São através destas iniciativas que a entidade estudantil consolida-se como uma extensão que promove a manutenção de um contexto universitário e social mais justo e igualitário.

 

Projeto Crescer: Esporte para todos os tamanhos

Expandindo as ações sociais para fora da faculdade, a entidade empenha-se em proporcionar, em parceria com instituições de caridade e ONG’s, eventos sociais que possibilitem a harmonia e integração entre todos. A exemplo disto, no primeiro semestre de 2019, junto com a organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) Projeto Quixote, e com apoio do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, a A.A.A. XI de Agosto realizou o “Projeto Crescer: Esporte para todos os tamanhos”. Este evento teve como intuito estimular a prática esportiva na infância, trazendo crianças na faixa etária de oito a doze anos e seus pais para o Campo do XI para um dia de oficinas de esportes com atletas da São Francisco. Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de aprender as regras e fundamentos do Handebol e Futsal. Além da prática do esporte, foi oferecido no evento um lanche para todas as crianças e participantes, e, ao final do dia, como forma de encerramento, a bateria da faculdade preparou uma pequena apresentação para as crianças, deixando também que elas conhecessem e brincassem com seus instrumentos.

Fundo de Apoio à Permanência Estudantil AAA XI de Agosto

Leia mais sobre o fundo aqui.