top of page

INICIATIVAS SOCIAIS

Consciente da mudança crescente no perfil sócio-econômico pela qual vem passando o corpo de alunos da São Francisco - iniciado com a adoção de cotas destinadas a estudantes de escolas públicas e PPI (pretos, pardos e indígenas) - a  A.A.A. XI de Agosto estabeleceu, como demanda prioritária em seus projetos, atender às demandas dos alunos que não conseguem arcar com os custos presentes no âmbito do esporte universitário e dos demais eventos que envolvam a convivência e a permanência na Faculdade. 

Além disso, acreditamos também que, para além do contexto universitário, o esporte é um fenômeno social e político capaz de influenciar o conjunto de transformações culturais de uma sociedade. Ele produz e reproduz a identidade cultural, contribuindo de forma decisiva nos processos de mudança social, formação educacional e consolidação dessa identidade. Nesse sentido, visando a ampliar nossa frente de atuação e expandir para outras esferas os benefícios que diariamente o esporte nos traz, desenvolvemos também um modelo de ação social com crianças em situação de vulnerabilidade.

Independente dos esforços necessários, a A.A.A. XI de Agosto sabe da responsabilidade que tem para garantir a inclusão. São através destas iniciativas que a entidade estudantil consolida-se como uma extensão que promove a manutenção de um contexto universitário e social mais justo e igualitário.

 

Projeto Crescer: Esporte para todos os tamanhos

Expandindo as ações sociais para fora da faculdade, a entidade empenha-se em proporcionar, em parceria com instituições de caridade e ONG’s, eventos sociais que possibilitem a harmonia e integração entre todos. A exemplo disto, no primeiro semestre de 2019, junto com a organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) Projeto Quixote, e com apoio do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, a A.A.A. XI de Agosto realizou o “Projeto Crescer: Esporte para todos os tamanhos”. Este evento teve como intuito estimular a prática esportiva na infância, trazendo crianças na faixa etária de oito a doze anos e seus pais para o Campo do XI para um dia de oficinas de esportes com atletas da São Francisco. Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de aprender as regras e fundamentos do Handebol e Futsal. Além da prática do esporte, foi oferecido no evento um lanche para todas as crianças e participantes, e, ao final do dia, como forma de encerramento, a bateria da faculdade preparou uma pequena apresentação para as crianças, deixando também que elas conhecessem e brincassem com seus instrumentos.

Fundo de Apoio à Permanência Estudantil AAA XI de Agosto

Leia mais sobre o fundo aqui.

Projeto Luiz Gama de Permanência

O Projeto Luiz Gama de Permanência é um projeto desenvolvido pela Representação Discente da Faculdade de Direito da USP, com apoio da Associação dos Antigos Alunos e a Associação Atlética Acadêmica XI de Agosto. Ele tem como objetivo a arrecadação de recursos para comprar notebooks à alunos hipossuficientes do corpo discente, de modo a possibilitar o acompanhamento das aulas no meio virtual. A meta da Representação Discente é arrecadar 40 notebooks - ou 66 mil reais, sendo ainda aceitas doações de computadores, notebooks e tablets, bem como donativos em dinheiro, por meio de transferência à Atlética XI de Agosto, parceira do projeto.

 

Para conhecer mais sobre o projeto, você pode acessar o site: http://luiz-gama.coletivoconstrucao.com.br/

Papai Noel dos Correios

No final de 2020, com as atividades da Atlética, em sua maioria, suspensas por conta da pandemia, buscamos como um projeto a doação de presentes para crianças hipossuficientes através das cartinhas enviadas aos Correios no período natalino. Em grande parte pedindo materiais esportivos, como bolas, chuteiras, patinetes e bicicletas, nossa primeira campanha conseguiu contribuir com mais de 10 presentes, possibilitando um natal mais solidário.

Ação do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Em meados de 2021, A Atlética XI de Agosto, em parceria com a ONG MAESP (https://www.maesp.org.br/), realizou um projeto para o dia mundial de combate ao trabalho infantil, no qual doamos diversos materiais esportivos comprados com o dinheiro arrecadado de doações feitas por colaboradores da Entidade. Ao todo, a Atlética doou 30 camisas para  prática esportiva, 30 shorts para a prática esportiva, 30 meiões, 2 lousas, 6 canetas para quadro,  Kit c/ 10 cones, 4 cartões de arbitragem, 4 apitos, 30 coletes, 30 caneleiras e 4 luvas de goleiro, possibilitando que, através dos projetos da ONG MAESP, o esporte seja uma via de transformar vidas e impactar a sociedade.

bottom of page