• Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

EVENTOS E CONGRESSOS ACADÊMICOS

A gestão e incentivo à prática esportiva na Faculdade de Direito do Largo São Francisco sempre foi a finalidade última da A.A.A. XI de Agosto. Entretanto, com o objetivo de enriquecer ainda mais a experiência dos discentes, foi iniciado um projeto de promoção de eventos acadêmicos, organizados pela própria Atlética, a fim de diversificar e ampliar o escopo dos temas trazidos aos alunos – o que é de extrema importância, haja vista a vastidão e abrangência das áreas do direito. Desde 2018, as gestões da entidade coordenaram seis eventos acadêmicos de grande importância, sendo eles:

Debate: Arbitragem e Direito Público

Evento realizado em parceria com o escritório de advocacia Machado Meyer, contando com a presença dos sócios José Virgílio Lopes, Ana Karina Souza, Eliane Carvalho e Lucas Sant’Anna. Estes trouxeram uma perspectiva prática de advogados especializados na área, possibilitando que os alunos conhecessem mais sobre o escritório em si e sobre a dinâmica do trabalho por ele realizado.

 

Mesa Redonda: Transferências no Futebol

O debate, realizado junto ao Grupo de Estudos de Direito Desportivo (GEDD), tratou sobre transferências e registros de atletas profissionais, tomando o futebol como ponto de partida, uma vez que trata-se de um esporte que move multidões e atrai a atenção de todos os povos, nas mais diferentes culturas. O tema se revela de grande importância para a ciência do Direito e foi explorado com a participação de grandes figuras deste meio, como: Luiz Felipe Guimarães Santoro, Leonardo Levatti, Marcos Motta, Sérgio Engelbert e Gustavo Delbin.

 

WADA Approved: Um debate entre a ciência e Direito no Esporte

O evento trouxe para a FDUSP um debate sobre doping no esporte, temática em que une direito e ciência para trabalhar os mecanismos de controle de dopagem. O objetivo do evento foi discutir a maneira como as acelerações na tecnologia e nos métodos de controle de doping influenciam no dia a dia do esporte universitário, no esporte de formação e no esporte de alto rendimento. Na ocasião, contamos com a presença de Bichara Abidão Neto, Guilherme Artioli, Rodrigo Torturelli e Leonardo Levatti.

 

Painel FADS: Política de Drogas no Brasil

O Fórum Acadêmico de Direito e Saúde (FADS) é uma entidade acadêmica que se propõe discutir as intersecções entre o Direito e a Medicina. O Fórum é organizado por alunos da Universidade de São Paulo e coorganização da A.A.A. XI de Agosto, do Departamento Científico e da Empresa Júnior da Faculdade de Medicina da USP. O primeiro painel do fórum foi realizado em abril de 2019, com o tema Política de Drogas no Brasil, e que contou com a participação da Dra. Camila Magalhães Silveira (FMUSP) e do advogado Rogério Taffarello (Mattos Filho Advogados). E mediação da Professora Titular Ana Elisa Liberatore Bechara (DPM - FDUSP).

CEDD: I Congresso de Esporte e Direito

No final do primeiro semestre de 2019, ocorreu o I Congresso de Esporte e Direito, organizado pela A.A.A. XI de Agosto em conjunto com o Grupo de Estudos de Direito Desportivo (GEDD). O evento contou com grandes nomes do direito desportivo, e os participantes receberam, mediante presença, certificado assinado pelo Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD) e da IB|A Academie du Sport. Os painéis, realizados ao longo dos dois dias de evento, trouxeram debates desde os contratos no esporte até a transexualidade no âmbito.

 

I Fórum Acadêmico de Direito e Saúde da USP

Dando continuidade ao projeto iniciado no primeiro semestre de 2019, ocorreu, ao longo de dois dias, a primeira edição do FADS na Faculdade de Direito da USP. O evento contou com a presença de profissionais muito qualificados na área, que se debruçaram sobre os seguintes temas relacionados a responsabilidade civil médica, judicialização da saúde e saúde mental no ambiente corporativo, por exemplo.
 

Todos os eventos acadêmicos promovidos pela A.A.A. XI de Agosto contaram com a presença de profissionais especializados e consagrados em suas respectivas áreas, que compartilharam seus conhecimentos abertamente com os alunos da FDUSP.